Conceitos iniciais

Este projeto versa sobre uma Plataforma brasileira de sustentabilidade, rastreabilidade e certificação, destinada à cadeia da carne bovina e soja produzida na Amazônia Legal. Busca-se integrar bases de dados existentes (públicos ou privados), incluindo protocolos associados a certificações emitidas por certificadoras que atuam na Amazônia Legal. A plataforma deve funcionar a partir da captação de dados de produtores rurais que têm interesse de participar e abertos para a autodeclaração de informações.

Desenvolvimento de uma plataforma brasileira de sustentabilidade, rastreabilidade e certificação, destinada para a cadeia da carne bovina e soja produzida na Amazônia Legal que forneça a visibilidade e agregue valor aos produtores dessas cadeias no que tange a sua produção sustentável.

O Objetivo da plataforma visa aumentar a visibilidade de boas práticas e a transparência da cadeia da soja e de carne de gado, incluindo questões sobre desmatamento ilegal.

A ferramenta precisa aumentar a visibilidade de boas práticas e a transparência da cadeia da soja e de carne de gado, incluindo questões sobre desmatamento ilegal, redução de emissão de gases poluentes e responsabilidade sócio-econômica.

Denominada Information Toolkit, a camada sistêmica de interação com usuários deverá funcionar para consolidar as informações de um Sistema Integrado, comunicando efetivamente toda a cadeia produtiva e emitir relatórios informativos, provocando engajamento e publicitação transparente de ações sustentáveis adotadas por todos.

Ao final da fase de construção da plataforma, vislumbra-se um modelo de governança para organizar e coordenar a plataforma, permitindo que as partes interessadas cooperem, se envolvam e façam boa gestão da plataforma.

Todo o processo culmina numa proposta de emissão de selos qualitativos de sustentabilidade denominados "Readiness - Selos do Agro" que tornaram reconhecidas publicamente todas as práticas de cultivo, criação e produção pela cadeia Agropecuária Brasileira.

As etapas de construção, teste e entrega serão realizadas e validadas junto a stakeholders, com comprovantes de cooperação ou convênio assinados.

Atores e Responsabilidades

Para a comunicação com a Carimbadora de Tempo, a API poderá utilizar

Atores Responsabilidades
FAO-GCF Idealizador e Patrocinador
MAPA Autoridade Nacional Designada para acompanhamento e validação do processo de concessão de Selos
Consultores Readiness Coordenação de análises e estudos direcionadores no âmbito de "Sustentabilidade Produtiva" Agropecuária
Steakeholders - Criação de "Métricas e Protocolos" aplicáveis à cadeia Agropecuária para a concessão dos Selos de sustentabilidade produtiva
FSTec Empresa de consultoria em projetos e desenvolvimento tecnológico Integração de todos intervenientes, provocação de coalisão sistêmica e implementação da plataforma